Considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma ciência de vida, a qualidade do ar interior deve ser monitorada semestralmente, já que concentrações de microrganismos e condições físico-químicas inadequadas em ambientes interiores ocupados por seres humanos afetam diretamente a saúde dos mesmos e incidem diretamente na perda de produtividade.
Normas - Resolução RE09 da ANVISA de 16 de janeiro 2003 ANVISA.
A Air Prime é uma empresa especializada em análise do ar ou análise microbiológica. No término da limpeza e higienização, coletamos as amostras para a realização da análise microbiológica da qualidade do ar no ambiente. O laudo será fornecido pelo laboratório (independente). Preservando assim a ética e garantindo a isenção do processo. Deverão ser executadas as análises microbiológicas, respeitando as Normas Técnicas:
METODOLOGIAS DE ANÁLISE DO AR - RE09
Analise microbiológica do ar RE09
Equipamento utilizado: impactador de ar de baixa vazão, com aceleração linear, de um estágio (Andersen), recomendado pela ” American Conference of Governmental Industrial Hygienists ” e pelo ” International Aerobiology Symposium ”. Coleta ativa por impactação das partículas biológicas em suspensão no ar em uma placa de Pétri com meio nutritivo.
Vazão especifica de aparelho: 28L/min.
Coleta: são colhidas amostras ambientais a aproximadamente 1,5m de solo e do ar externo no caso do atendimento á resolução RE09. O horário de coletas tem quer ser durante a ocupação dos ambientes conforme especificados na Resolução RE09.
Analise: contagem total, identificação e contagem diferencial dos fungos em suspensão no ar (marcador epidemiológico determinado na Resolução RE09).
Análises químicas (Dióxido de Carbono)
Equipamento utilizado: medidor de CO2 digital portátil com faixa de leitura de 0 a 5000 ppm e precisão de + - 50 ppm.
Coleta: leitura direta por meio de sensor infravermelho, nos ambientes e ar externos.
Análises físicas
Temperatura do ar
Equipamento utilizado: sensor de temperatura do tipo termo resistência e leitura direta com faixa de leitura de -20º Ca + 70ºC, precisão de + - 0,5ºC
Úmida relativa do ar
Equipamento utilizado e análise: sensor de umidade do tipo capacitivo e leitura direta. Faixa de leitura de 5 a 95% UR, com precisão de + -3%UR.
Velocidade do ar
Equipamento utilizado e análise: sensor de velocidade do tipo fio térmico e leitura direta. Faixa de leitura de 0 a 10m/s, com precisão de 0,01 m/s.
Material Particulado - Aerodispersóide
Equipamento utilizado e análise: contador de partículas discretas, com capacidade para discriminação de tamanhos: leitura direta do número e massa das partículas em suspensão no ar, através de raio laser, com 4 faixas de granulométrica:< 1um; <2,5 um;< 7um e < 10 um;
Limite de sensibilidade da metodologia: 0,1ug
Os resultados são fornecidos diretamente em ug/m3.